sexta-feira, 31 de agosto de 2007

INTRODUÇÃO

Somos alunos do CEFETES do curso técnico de Automação Industrial integrado ao PROEJA (Curso de Ensino Médio para Jovens e Adultos- Profissionalizantes), que tem a disciplina de Metodologia de Projetos, pela qual estamos desenvolvendo um trabalho de pesquisa para nosso aprendizado.
Durante o desenvolvimento dessa primeira etapa do trabalho, nos deparamos com vários obstáculos de difíceis soluções tais como: trabalho em equipe, divisões de grupo, falta de motivação da turma em vista do não estabelecimento de relações entre os conteúdos dados pelos professores e o projeto de pesquisa; falta da disciplina de informática, pois nós alunos não temos conhecimento necessário para usar de forma satisfatória essa ferramenta.
Partes dessas dificuldades foram solucionadas no decorrer das aulas de geografia que através das discursões em debates realizados proporcionaram as condições necessárias para realização desse projeto.
Com esse projeto de pesquisas estamos aprendendo a observar as mudanças que ocorrem em nossa sociedade e assim poder contribuir com o conhecimento adquirido através desse curso, aplicando-o no mercado de trabalho.
E buscando esse conhecimento é que nós alunos da V10, escolhemos o tema que melhor contribuísse com o meio ambiente e a sociedade: “Automação na reciclagem do lixo plástico –PET”.
Abordamos um assunto de grande importância, que tem preocupado não só os governantes, mas toda a sociedade: o lixo.
O grande desafio enfrentado pelas prefeituras está relacionado com a disposição final do lixo. O descarte em aterros sanitários prejudica o meio ambiente contaminando o solo o ar e os rios. Dentre esse lixo destaca-se o plástico, que por sua natureza química apresenta uma grande resistência a biodegradação por ser um artefato fabricado a partir de resinas sintéticas (polímeros), derivadas do petróleo. O plástico representa volume significativo, e sua separação do restante do lixo trará uma série de benefícios à sociedade.
Uma das soluções que vem ganhando o apoio de um grande número de entidades envolvidas com a questão ambiental e social é a reciclagem. Com esse processo estaremos não só protegendo o meio ambiente da poluição, diminuindo a extração de matéria-prima para formação de novos produtos, mas também dando oportunidades para as pessoas de que vivem do lixo, pois terão uma renda com a criação de cooperativas para a venda do plástico separado.
Ao longo deste trabalho falaremos da automação, sua história e como ela contribui com o meio ambiente na reciclagem do lixo plástico em especial o PET, mostrando desde sua separação até sua reciclagem e transformação em produto final.

Nenhum comentário: