sexta-feira, 31 de agosto de 2007

JUSTIFICATIVA

A sociedade em que vivemos vem sendo constantemente modificada em virtude dos avanços tecnológicos que ocorrem nas indústrias em seu modo de produção.
A aplicação das novas tecnologias no segundo setor gera benefícios como, conforto, comodidade, enfim, melhor qualidade de vida para sociedade que se adapta facilmente a essas mudanças; em contra partida ignora as conseqüências geradas por esses avanços, tais como: consumismo, poluição, aumento da desigualdade social e o desemprego.
O desemprego gerado pelas indústrias exige um novo perfil do trabalhador que deve ter as seguintes características: conhecer todo processo, saber trabalhar em equipe, ser dinâmico, polivalente, etc; e a educação tem um papel fundamental na qualificação deste trabalhador através dos novos métodos de ensino, sendo o mais completo o de pesquisa científica, estará apto para ingressar nesse mercado.
Sabemos que o sistema capitalista leva a população ao consumismo, e esta gera resíduos a qual chamamos de lixo, que é descartado na natureza sem nenhum cuidado. O descarte em aterros sanitários prejudica o meio ambiente contaminando o solo, o ar e os rios. Dentre esse lixo destaca-se o plástico que é derivado do petróleo, e tem por sua natureza química, uma grande resistência a biodegradação. O plástico representa volume significativo e sua separação do restante do lixo trará uma série de benefícios à sociedade.
Uma das soluções que vem ganhando o apoio de um grande número de entidades envolvidas com a questão ambiental e social é a reciclagem. Com esse processo estaremos não só protegendo o meio ambiente da poluição, mas diminuindo a extração de matéria-prima para formação de novos produtos, como também dando oportunidades para as pessoas que vivem do lixo.
Diante desses desafios, desenvolvemos o projeto de pesquisa na área de automação industrial sobre a reciclagem do lixo plástico – PET. Buscamos aprender no decorrer do trabalho que a automação se faz presente na reciclagem do lixo plástico - PET e tem papel fundamental nas etapas de produção, desde a extração da matéria prima, até sua reutilização após o uso.
Por meio do reaproveitamento do material anteriormente citado, pretende-se trazer como benefícios: economia de energia com o uso do plástico reciclado; benefícios da vida útil dos aterros sanitários, diminuição da poluição causada por incineradores, redução do extrativismo (matéria-prima).

Nenhum comentário: