sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Benefícios da Reciclagem

Atualmente, o maior mercado para o PET pós-consumo no Brasil é a produção de fibras para a fabricação de cordas (multifilamento), fios de costura (monofilamento) e cerdas de vassouras e escovas. Outra parte é destinada à moldagem de autopeças, lâminas para termo-formadores e formadores à vácuo (manequins plásticos), garrafas de detergentes, mantas não-tecidas, carpetes e enchimentos de travesseiros.
É possível reprocessar o polímero para a retirada de resinas alquídicas usadas na produção de tintas. O mercado mundial de garrafas PET produzido com material reciclado está em expansão. Os exemplos são as garrafas de bebidas em multicamadas e as remoldadas a partir de flocos limpos de PET, além das bandejas de frutas (lâminas de duas ou três camadas moldadas) e dos suportes para embalagens de biscoitos. Essa aplicação deverá crescer com o avanço da reciclagem química deste material ­ tipo de plástico que pode ser despolimerizado, ou seja, pode ter a sua condensação revertida, recuperando os polímeros básicos que lhe deram origem.
Aproximadamente, 15 % das embalagens PET produzidas no Brasil são de 90% recicladas, totalizando 12 mil toneladas. Cerca de 90 % deste montante provém de canais informais de coleta através de catadores. Os programas oficiais de coleta seletiva, que existem em mais de 80 cidades do País, recuperam por volta de 40 toneladas por mês. Além de garrafas descartáveis, existem no mercado nacional 70 milhões de garrafas de refrigerantes retornáveis, produzidas com este material.
3Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT - http://www.sbrt.ibict.br No Brasil é reciclado 47% da resina plástica PET - polietileno tereftalato (dados de 2005)
Ø Porque reciclar é 15 vezes mais caro do que jogar o lixo em aterros
Ø A reciclagem de uma tonelada de plástico economiza 130 quilos de petróleo.
Ø Estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, estaremos poupando a meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar no futuro, ou você quer ter sua água racionada, seus filhos com sede, com problemas respiratórios.
Ø Economia de energia e matérias-primas. Menos poluição do ar, da água e do solo.
Ø Melhora a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias públicas.
Ø Gera renda pela comercialização dos recicláveis. Diminui o desperdício.
Ø Gera empregos para os usuários dos programas sociais e de saúde da Prefeitura.
Ø Dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.
Ø Segundo dados da ABEPET, os produtos obtidos a partir do PET em flakes e percentual de aplicação de materiais reciclados estão assim divididos:
41% (fibra de Poliéster)
16% (não tecidos)
15% (cordas)
10% (resina insaturada)

Nenhum comentário: