sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Conceito de Automação

Automação é o conjunto das técnicas baseadas em máquinas e programas. Através de intertravamentos (seqüências de programação) do sistema, o usuário consegue maximizar com qualidade e precisão seu processo produtivo, controlando assim, variáveis diversas (temperatura, pressão, nível e vazão) e gerenciando a distância toda a cadeia produtiva.
Depois de definido o conceito de automação se faz necessário sabermos diferenciar automação de automatização.
Segundo Alan Amaral de Lacerda – Eng. Produção, “... Na automação prevê-se o uso extensivo dos mesmos conceitos associados à automatização. Entretanto, o nível de flexibilidade imputado no sistema é bem mais elevado pelo fato de estar indissoluvelmente associado ao conceito de software. Tal recurso provê a um sistema dotado de automação a possibilidade de ser alterado radicalmente todo o comportamento automatizado a fim de, intencionalmente, produzir-se uma gama diferenciada de resultados”.
Logo podemos dizer que automatização está ligada a sugestão de movimento automático, repetitivo e mecânico, portanto reproduz ação, ou seja, o sistema terá sempre o mesmo comportamento esperado, pois ele é determinado por leis físicas associadas ao hardware utilizado.
Concluindo a automação está ligada ao software e assim se torna flexível e a automatização está ligada ao Hardware e é rígida.

Nenhum comentário: